sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Fomos ao Cinema ver Frost/Nixon

Frost/Nixon é um filme baseado em uma peça escrita por Peter Morgan e que reproduzia as entrevistas dadas pelo na época ex-presidente norte-americano Richar Nixon ao apresentador inglês David Frost. Foi a primeira entrevista dada por Nixon depois do escândalo de Watergate e a sua subsequente renúncia ao cargo de Presidente, em 1974 (única vez na história dos EUA que isso aconteceu). Sério. O Diretor Ron Howard simplesmente fez um filme inteiro refilmando as entrevistas e colocando os mesmos atores da peça (Frank Langella como Nixon e Michael Sheen com Frost) no filme. Ou seja, duas horas inteiras com entrevistas que poderiam ser facilmente colocadas em um documentário com os protagonistas originais, com muito mais tensão e contexto histórico, e sem a babaquice eterna de Howard. Qualquer imbecil conseguiria fazer um filme em cima de uma premissa tão cretina como essa.
Uma câmera na mão, o conteúdo das entrevistas transcritos para o roteiro, e dois atores bons de imitações (tipo o Tom Cavalcante e o Tiririca) e pronto, você também poderia fazer um filme como Frost/Nixon. Um filme desse ser levado a sério e, pasmem, ser indicado ao Oscar de melhor filme, é meio que o sintoma do Apocalipse, esse desconhecido. Mas Howard é um lobista nojento, sempre fazendo filmes café-com-leite para garantir o seu nome nas listas de indicados, sem se preocupar em trazer qualquer originalidade ou inventividade para as suas produções. Em nome dessa palhaçada toda, o Fomos ao Cinema, querendo provar para vocês toda a cretinagem da situação toda, imagina como seria uma entrevista dada pelo defunto Nixon (tombou em 1994) ao mesmo Frost (que está vivaço e chutando) nos dias de hoje, 32 anos depois da original. Depois iremos filmar o conteúdo e transformar no já aguardadíssimo Frost/Nixon - Reloaded. In your face, Ron Howard!



David Frost - Começando a entrevista, gostaria de perguntar ao senhor se hoje, passados 35 anos dos fatos que acarretaram na sua renúncia ao cargo de Presidente, ainda se vê como inocente. Fala a verdade pra gente, véio, tu espionou os democratas legal, né? Cê tá mortinho mesmo, qual diferença vai fazer negar tudo agora?

Richard Nixon - Bom Dia, Roger. Sim, sou inocente. Fui vítima da agenda liberal.

Frost - Er, meu nome é David, Senhor Nixon. Mas por favor, fale mais sobre essa suposta agenda liberal e quais seriam os seus tentáculos, as esferas de influência da mesma e que teriam conspirado para tirar o Senhor do poder. Puxa, tive que segurar o riso agora, agenda liberal é demais para a minha cabeça.

Nixon - Desculpe por ter confundido o seu nome, Roger. Os supostos liberais-democratas dessa grande nação conseguiram me tirar do poder na marra. Esses democratas bundudos não aceitavam jamais que um republicano de botas sujas como colocasse em prática um plano de governo que efetivamente realizasse tudo aquilo que eles vinham prometendo desde 1776, e que jamais cumpriram. Eu libertei os EUA do demônio do segregacionismo, eu abri diálogo com as nações mais fechadas do mundo, eu tirei a nação daquele buraco chamado Vietnã. Eu, um republicano, tirei o país dos corredores da morte das selvas vietnamitas, nos quais fomos colocados por aquele democrata bonitão e pervo, o John Kennedy. Os democratas bundas-sujas jamais poderiam aceitar isso. Eu desmascarei esses Benjamins Franklins de coturno baixo. Déspotas! A agenda liberal foi a minha ruína, mas as páginas da história irão lembrar de Nixon como...

Frost - Tá, tá, entendi. E, mais uma vez, é David, pombas. Se liga, véio. Se eu ficasse te chamando de Reagan você iria ficar putinho, né? Respeito é bom e conserva os dentes. Voltando à entrevista, o Senhor então continua negando, mesmo com o conteúdo das fitas e o depoimento de pessoas como John Dean e Alexander Butterfield claramente indicando o contrário, que nada teve a ver com a espionagem do quartel-general dos democratas no Hotel Watergate? Cara de pau, hein?

Nixon - Roger, entenda uma coisa. John Dean e Alexander Butterfield são dois traidores da pátria. Fosse um país mais, digamos, fechado, e eles teriam perdido as cabecinhas na guilhotina. Eles foram cooptados pela agenda liberal, e entraram na conspiração. As fitas foram plantadas pelos próprios democratas. O despotismo deles é crônico. Meu truta Mao Tse-Tung me dizia sempre que a cabeça de um inimigo deve ser servida em prato de ouro. E a dos traidores devem ser comidas com garfos de ouro. Eu amava aquele velhinho chinês. Tantas lembranças... Verões quentes, invernos mais ainda...


Frost e Nixon

Frost - É DAVID, POMBAS! Defunto surdo. (Frost ergue-se e dá um tapão na cabeça do espírito de Nixon). Já vi que você vai negar isso até depois de morto. Vamos mudar de assunto então. Já que você mencionou o Mao, diziam que ele jamais escoveu os dentes na vida, já que, segundo ele, um tigre jamais escova os seus dentes. Quando vocês se beijavam, vinha aquele bafão? Como você conseguia aguentar?


Nixon - É, era um bafo de levantar defunto. Ops! Hi-5 (Frost retribui o gesto). Nas minhas últimas viagens para a China eu já ia abastecido de Tridents e Halls, daqueles de porta de balada, para aguentar melhor o tranco. Mas eu tenho que te dizer, o bafo da minha esposa Pat era tão ruim quanto. A véia realmente tinha um futum na boca.

Frost - E a sua fama de racista- secreto-e-boca-suja? Você uma vez chamou a atriz e política Helen Gahagan Douglas de lésbica suja, os filósofos gregos da Escola de Atenas de " um bando de homossexuais", e dizia que o homossexualismo era a maior praga do mundo, usado como arma dos comunistas contra o ocidente, além de desancar judeus e negros em particular. Isso não ia contra a sua imagem de inimigo do segregacionismo? Não era uma hipocrisia, a mesma da qual você acusa os seus inimigos da agenda liberal? Cara, eu nunca vou me cansar dessa.


Nixon - Eu jamais chamei aquela lésbica suja da Helena Douglas de lésbica suja! E também jamais chamei aqueles gays da Escola de Atenas de homossexuais! E também jamais achei que a porcaria do homossexualismo era a maior praga do mundo! E eu amo de paixão aqueles desgraçados dos judeus e negros! E eu nunca fui boca-suja, p@#$5! C@##$@! V@# T#@ N#@! C@%&!

Dois atores interpretando Frost e Nixon


Frost - É, véio, tá difícil. A sua loucura dos tempos de vivo permanece no além. Vamos mudar mais uma vez de assunto. A série animada Os Simpsons constantemente tira uma com a sua cara, desde o início do show, lá em 89, quando o Senhor ainda estava vivo. Um personagem inclusive muito famoso do show, Milhouse, o amigo nerd e estúpido do Bart Simpson, era nomeado em sua "homenagem" (Richard Milhouse Nixon). O que o senhor acha de ser o presidente mais zoado de um show tão famoso como esse? Indica o seu papel puramente anacrônico na cultura pop, como se o Senhor fosse a antítese do cool?


Nixon - Eu detesto Os Simpsons, prefiro muito mais o Family Guy.

Frost - Eu também! Hi-5

Nixon - Hi-5 (retribuindo o gesto).

Frost- E os filmes do Ron Howard? O que o Senhor acha deles? E o que achou do Nixon do Oliver Stone?


Nixon - Eu amo o Ron Howard. Moleque lindo. Amei Uma Mente Brilhante e Splash- Uma Sereia em Minha Vida. Aquela Daryl Hannah... eu jogava na cama e fazia mulher. Quanto ao Oliver Stone e ao filme que ele vez sobre a minha vida, devo dizer que achei uma ofensa colocarem o Anthony Hopkins para me interpretar. Aquele palhaço inglês!

Frost - Epa! Dobra a língua para falar da minha Inglaterra, seu véio sujo. E continua o misógino de sempre, hein? Mas nem como presidente uma mulher como a Daryl Hannah daria bola para você.

Nixon - Ela não me daria bola mesmo. Já a sua mulher...

Frost - Hã? Repete o que você falou.

Nixon- Nada. Bonita a sua esposinha, né? Vou comandar um plano de reconhecimento de território nela.

Frost - Seu yankee maldito! Eu furo os seus olhos!

Nixon - Calma! Relaxe, meu amigo irlandês.

Frost - IRLANDÊS NÃO, POMBAS! ME CHAMA DO QUE QUISER, DE LATINO, CIGANO, HINDU, BUDISTA, ORIENTAL, FROUXO, GAY, LÉSBICO, MAS DE IRLANDÊS NÃO! EU VOU TE ENCHER DE PORRADA! VOU PEGAR A AGENDA LIBERAL E DAR NO MEIO DOS SEUS CORNOS!

Nixon - Vem!

Os dois se atracam em uma briga, e a entrevista termina.

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário