segunda-feira, 28 de julho de 2008

80 Anos de Kubrick: uma Homenagem



Se não tivesse morrido em 1999, o diretor de cinema Stanley Kubrick teria completado 80 anos no dia 26 de Julho. Uma data tão redonda como essa merece uma comemoração. Então, o destemido Fomos ao Cinema resolveu ir atrás dos maiores diretores vivos, colhendo depoimentos espontâneos dos mesmos sobre a influência de Kubrick no mundo do cinema, e nos seus trabalhos como um todo. As declarações são surpreendentes. E como não poderiam deixar de ser? Com galhardia, docência e uma pitada de combativismo, damos aqui então as opiniões coletadas.

Martin Scorsese


"Kubrick? 80 anos? Que maravilha, que alegria, que data especial! Isso me lembra quando fui fazer o Caminhos Perigosos, e tinha que escalar alguém para interpretar o amigo maluco do protagonista, e eu liguei para todo mundo, e só o Bob De Niro, que eu conhecia de relance das ruas do Bronx - o Bronx, sim, o Bronx- e ele disse sim, e nós trabalhamos por dias no papel, e eu liguei para do diretor de fotografia, e nós ajeitamos locações maravilhosas para as filmagens, os detalhes, a noite do Bronx - o Bronx, sim, o Bronx- e... err.... do que eu estava falando mesmo?"

Woody Allen

"Sim, sim, 80 anos! Ele era um perfeccionista! Como o eram Schubert, Nietzche, George Gershwin, Vicent Van Gogh, a diferença é que todos esses acabavam sem encontros para um sábado à noite, ainda que não tivessem que lidar com mosquitos, insetos, pragas infestando seus apartamentos e lhes impedindo de dormir, como acontece comigo, que não pretendo, de maneira alguma, ser um intelectual, ainda que queira ler Dostoievski para poder ter algo que conversar com as mulheres que se atrevam a sair comigo, pelo menos aquelas que ignorem todos os preceitos da chamada filosofia ocidental em prol de um relacionamento não obstantemente focado em vultuosidades sexuais. Por falar isso, sabe aquela piada do psiquiatra que foi assistir o 2001-Uma Odisséia no Espaço e ficou sem dinheiro pra voltar pra casa? Ok, ok, Kubrick foi importante para mim. "

Quentin Tarantino

"Espera aê, cara! Espera um pouco! Não, não, deixa eu falar, por acaso, em algum filme do "Grande Kubrick" tinha alguma personagem com o nome de A NOIVA? Hein? Hein? Cara, genial! Meu, Esquadrão das Víboras Mortais! ESQUADRÃO DAS VÍBORAS MORTAIS! Laranja Mecânica? Tá, gostei, tinha violência, sexo, mas o resto? Brrr.... Quem transformou o Quarteirão com Queijo em arte? Quem? Pai Mei! Pai Mei! Tinha algum Pai Mei no Doutor Fantástico? Tinha? Lógico que não tinha! O que, só falei de mim? Se você está bravo, desliga então! Desliga na minha cara! "


Piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Steven Spielberg

"Lógico que fiquei magoado quando falaram que eu esculhambei com o A.I. - Inteligência Artificial, e quando zoaram dizendo que eu era muito infantil para tentar adentrar no mundo sombrio e adulto dos filmes do Kubrick. Mas, cara, lembra do relacionamento do Jack com o filho no Iluminado? Eu teria feito diferente. No final, ao invés de tentar cortar a cabeça do moleque com um machado, eu teria feito todos sentarem e entenderem que fantasmas e surtos psicóticos-sanguinolentos não são nada perto do calor de uma família, e todos teriam terminado jantando, rindo e dando um talk to the hand para os fantasmas pervos. Teria sindo um lindo final feliz. Como eu fiz no A.I.. Ok, ok, eu, sei, pareço uma criança de 12 anos de idade. Mas alguma criança de 12 anos tem um bilhão de dólares na conta? Entendeu o ponto? "


George Lucas


"2001 poderia ter sido uma baita aventura espacial. Se o computador Hal tivesse um nome mais bacana, tipo Chumbawamba, e os astronautas fossem um pouco mais engraçadinhos, e tivesse uma heroína no meio, uma mulher bem independente e voluptuosa... Lógico que eu achava a Carrie Fisher um avião! Por quê o espanto? E nada dos 100 minutos sem diálogos, todo mundo ia falar o tempo todo. Blá, blá blá, inimigos interestelares, blá, blá, blá, força isso, força aquilo, blá, blá, blá, trilhões de dólares nas bilheterias. Entendeu o ponto? O quê, outra pessoa falou nos mesmos termos? "




Oliver Stone


"Não, sei, algumas coisas no trabalho do Kubrick não me descem bem. Por exemplo, o 2001. Será que ele REALMENTE acredita que o homem seria capaz de ter chegado a tal grau de sofisticação espacial? Eu particularmente nem acredito que nós chegamos na lua! Obviamente aquilo foi fruto de uma alta conspiração governamental perpetuada pelo governo Nixon para entreter e distrair os norte-americanos do que realmente importava naquele momento, a Guerra do Vietnã e os milhares de americanos que estavam sendo mortos em nome de um conflito estúpido. Falando nisso, vocês sabiam que eu lutei lá? Ok, eu fiz 987 filmes sobre o tema, mas eu não sei se todo mundo sabe, mas, sim, eu lutei num dos regimentos. Foi traumatizante, e eu acho que a única maneira de exorcizar esse traume é dividi-lo com o meu público, atormentá-los até eles entenderem, realmente, o que foi estar no meio daquela insanidade. E o Laranja Mecânica? Obviamente o Alex era um junkie. Kubrick ignorava todo o narcotráfico mundial? As bases colombianas, os Contras, os sandinistas, o embargo em Cuba? E vocês sabiam que eu fiz um documentário com o Fidel Castro? Sim, eu fiz! Chama O Coman.... "
(nesse momento, nós desligamos o telefone. Pena)


Walter Salles


"Ok, Kubrick era um bom cineasta, mas eu sou muito superior. Algum filme dele tem a relevância política da minha obra-prima, Os Diários de Motocicleta? E por acaso algum filme dele tem o poder intimista da minha outra obra-prima, Central do Brasil? E qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que o Água Negra, minha obra-prima do terror, é infinitamente superior ao Iluminado. Ponto. "

Kevin Smith


"Pô, cara, sou ligadão nos filmes do Kubrick! Tipo, toda a galera de New Jersey se reúne todo ano pra viajar legal assistindo ao Laranja Mecânica! Tipo, acho que poderiam ter uns palavrões mais cascudos, umas garotas gostosas, mais maconheiros pra gente se identificar, mas tá limpo! O problema é que, tipo, nunca entendi muito bem as idéias dos filmes dele. Mas, sei lá, tá limpo. Quero lançar em breve uma linda homenagem pra ele, vai se chamar "Jay e Silent Bob - Uma Odisséia Cannabissal". Altas viagens e discussões siderais, motivadas por altas trips, na santa paz de jah. E, tipo, acho que nos filmes deles, os personagens deveriam fazer referências aos outros personagens dos outros filmes dele, que nem acontece nos meus! Já pensou, o Alex do Laranja Mecânica falando que "tinha saudades do seu robô drug favorito, o Hal 9000? E o Jack do Iluminado sendo assombrado pelo Barry Lyndon? E o Joker do Nascido pra Matar lembrando os pegas que deu na Lolita? Cara, seria demais, mó viagem! Agora desculpa, a galera tá chamando, parece que chegou um do bão ai. E eu sei que já tenho 38 anos! Não joga na cara! "

Guillermo Del Toro


Infelizmente não falo espanhol, e não entendi patavinas do que ele me disse, apenas pesquei algumas palavras e expressões, tipo "Hobbits", Hellboy, nerds, faunos, quadrinhos, e coisas do tipo. Blergh.


Christopher Nolan

"Não acho que certos aspectos dos enredos Kubrickianos sejam satisfatórios. A chamada desumanização. Aquele mundo asséptico, distante, frio, tão longe da nossa realidade, isso nunca desceu bem comigo. Sempre entendi o Alex do Laranja Mecânica como um personagem absoluto, o que nunca achei ser o tom certo a se usar. Seria mais correto se Kubrick tivesse mostrado todo o background do personagem, seus problemas psicológicos motivados pela opressão do ambiente pós-apocalíptico que vivia, a omissão da família, sua entrada num mundo de violência e depravação, as motivações e medos secretos do personagem. O mesmo com os astronautas do 2001. Da onde vieram? Por que conspiraram contra o computador, ao invés de usarem seu eminente estado de destruição robótica-psicótica ao seu favor? Mostraria todo o passado desses personagens, suas motivações, e... putz, me sinto tão entediado falando sobre isso... tá, admito: ia filmar tudo de trás pra frente. Pronto, falei. "

Sofia Coppola


"Kubrick bom, papai melhor. "



Francis Ford Coppola


"Sofia está correta: Kubrick bom, papai melhor. "



Michael Bay


"Os filmes dele eram muito silenciosos. Você entende, eu tenho um sério problema de déficit de atenção, então somente consigo prestar atenção em filmes que tenham acima de dois mil decibéis de altura, e que tenham cortes a cada dois segundos, e que também tenham coisas grandes e barulhentas e coloridas na tela. E, tipo, ter de pensar sobre o enredo e sobre as questões levantadas no filme? Personagens que não sejam baseados em arquétipos de qualquer espécie? Não, ai não rola. Nunca aguentei mais do que dez minutos nos filmes dele. Sou burraldo, o que posso fazer? E 90% da humanidade está nessa comigo. E eu sou patriota, e o Kubrick não era. Viva W. Bush! Viva a América! "

Jean-Luc Godard


"Então, quero, antes de começar a falar sobre Kubrick, lembrar um importante ponto relacionado ao marxismo moderno e o pós-modernismo, e.... "
(Desligamos)

2 comentários:

  1. Bom, primeiramente gostaria dizer q eh uma honrar ser uma das primeiras pessoas à postar nesse blog.....naum seja digno de honra mas vai lah, como ninguem quase posta alguem tinha q postar
    Bom seguinte pseudo-cinefilo, somente uma pessoa q naum entende nada de cinema flaria q o Kevin Smith eh um maconheiro estupido, ele eh um cara muito intelectualizado e sabe usar isso em seus filmes de humor-negro q estupidos como vc naum entendem.
    Eh o mesmo q acontece com Tarantino, um diretor q de cinema tem muito mais conhecimento q muito pseudo-critico.
    Terceiro, George Lucas, bem deste nem irei flar como vc mesmo disse faturou trilhões com seus "filmezinhos" de naves....claro q a opniaum de milhares de pessoas naum conta, o incrivelmente chato "2001- uma odisseia no espaço" eh com certeza muito melhor, isso claro pq vc disse q eh....soh por isso o grande BLOGueiro....pq c fosse bom naum estaria usando pseudonimos ridiculos na net..."camarada progressista"...¬¬ faça-me um favor.

    ResponderExcluir
  2. A pseudo-intelectual ficou magoada. Acho que ela que pseudo-não entendeu que esse blog é para acabar com esses pseudo-intelectualismos e pseudo-indeusamentos a mitos que a mídia pseudo-nos obriga a idolatrar.
    Coitada.

    ResponderExcluir