terça-feira, 5 de agosto de 2008

Progressista e os Mitos Inconclusivos do Cinema

Vocês já devem ter visto aquele programa maleta do Discovery Channel (o canal que adora mostrar animais fazendo coisas feias), Caçadores de Mitos, no qual dois carecas estranhos sentem um prazer absurdo ao provar que certas lendas urbanas que envolvam pormenores científicos são, como o nome diz, mitos, não correspondendo à realidade ou às leis da física, química e outros. Os carecotes (que devem ou não formar um casal na vida real) realmente adoram dar uma de Newtons e tirar uma com a nossa cara. Mas eu pensei que poderia ser uma boa se eu pegasse a premissa do programa e transferisse para o mundo do cinema, desvendando mitos e lendas urbanas que existam no universo da sétima arte. Sim, eu, Progressista, mais malhado que boneco de Judas em sábado de Aleluia, venho aqui dar um talk to the hand para os Right Said Freds (lembram, I'm Too Sexy, Don't Talk Just Kiss?) da ciência e provar que, sim, eu sou o verdadeiro Caçador de Mitos. E sem aquelas barbas obscenas. In your face!



Vamos lá, todo mundo cantando junto: "I'm too sexy for my love, too sexy for my love, loves going to leave me "


Mito: Adam Sandler é um bom ator dramático
Verdade: Adam Sandler é tão tosco em dramas quanto o é em comédias
Explicação: quem viu Embriagado de Amor e Espanglês sabe. Para ele, atuar com alcance dramático significa ficar olhando para baixo durante todo o filme. O quanto esses dois filmes perderam... Uma grande pena, mesmo.
_____________________________

Mito: Jack Black é engraçado, e seus filmes sempre são hilários

Verdade: Jack Black é tão engraçado quanto uma operação no dente do siso, e seus filmes são sempre belas porcarias

Explicação: as caracterizações estupidamente exageradas de Black fazem os seus filmes se tornarem experiências realmente transcedentais. Quem aguentou o gordinho em filmes como Escola do Rock, Nacho Libre, Tenacious D e até em filmes nos quais era coadjuvante, como Alta Fidelidade, pode esfregar as mãos desde já, que o seu lugar no céu está garantido.

_____________________________

Mito: Darren Aronofsky é um gênio, e seus filmes Requiem Para um Sonho e A Fonte são obras-primas

Verdade: Darren Aronofsky é um embuste, e seus filmes Requiem Para um Sonho e A Fonte deveriam vir com rótulos de "Somente para Junkies e deslumbrados".

Explicação: truques baratos de edição não fazem um filme. Brincar com o tempo pode até confundir a audiência num primeiro instante, mas esse truque também não funciona por muito tempo. Mas ele é casado com a Rachel Weisz. Essa não é mito não, ela é muito, muito verdadeira. Parabéns, Aronofsky.

_____________________________

Mito: A trilogia Senhor dos Anéis é o maior momento da história do Cinema

Verdade: a trilogia Senhor dos Anéis faz jus à "qualidade" da obra literária de Tolken: 9 longas e excruciantes horas de árvores falantes, Gollums, Frodos, e ambíguas Sociedades dos Anéis.

Explicação: quando o Led Zeppelin escrevia letras usando as referências do universo do Senhor dos Anéis, todo mundo zoava. O princípío é o mesmo no caso dos filmes. Breguice pura.

_____________________________

Mito: os filmes do Kevin Smith são inteligentes, cheios de diálogos sagazes e espirituosos, referências brilhantes, e os fãs do diretor são todos descolados e inteligentes

Verdade: os filmes do Kevin Smith são verdadeiros desfiles de oligofrenias e obscenidades, cheios de referências estupidamente óbvias, de fazer corar até fãs do Todo Mundo em Pânico, e seus fãs são uns pregos.

Explicação: assistam a quinze minutos do Império do Besteirol Contra-Ataca. Quinze minutos, apenas.

_____________________________

Mito: Woody Allen sempre interpreta a si mesmo, e seus filmes sempre parecem uma eterna reciclagem de temas e personagens

Verdade: Woody Allen sempre interpreta a si mesmo, e seus filmes sempre parecem uma eterna reciclagem de temas e personagens. Excelente.

Explicação: Sério, quem liga para isso quando temos filmes como Noivo Neurótico e Noiva Nervosa, Manhattan, Rosa Púrpura do Cairo, Hannah e Suas Irmãs e Crimes e Pecados para assistir? E que tal Broadway Danny Rose, Tiros na Broadway e Era do Rádio? Lógico que a produção dele piorou depois que ele fez uns 60 anos. Quando eu tiver essa idade, eu já vou ter tombado, então, um brinde para Mr. Allen.

_____________________________

Mito: M. Night Shyamalan era um cineasta promissor, que mergulhou num mar de auto-indulgência depois de fazer O Sexto Sentido, e seus filmes estão tornando-se exponencialmente mais constrangedores à medida em que são lançados

Verdade: Shyamalan sempre foi um embuste. Por isso, o lamaçal no qual sua carreira vive hoje não pode ser considerado uma surpresa.

Explicação: O Sexto Sentido perdeu recentemente o título de filme mais superestimado da história para o Dark Knight. Por isso, a caminhada patética que culminou no Ed-Woodiano Fim dos Tempos (lançado mês passado) era mais do que prevista. Se você não tem talento e faz um filme mediano que acaba virando obra-prima na mão dos críticos incautos, a chance de você fazer um tolo de si mesmo passa a ser gigantesca em seguida, pois você acaba perdendo a única coisa que poderia fazer seus filmes soarem melhores do que o seu real talento: auto-crítica. Ouviu, Nolan?

_____________________________

Mito: Alec Baldwin é o irmão Baldwin mais talentoso

Verdade: ele não é.

Explicação: O William Baldwin é melhor do que ele. Pena.


Acho que essa foto pode falar por si mesma.


_____________________________


Mito: Glauber Rocha era um cabecóide sem talento, e seus filmes eram exercícios de uma pretensa intelectualidade vazia, para gringo aplaudir.

Verdade: Glauber Rocha era um cabecóide sem talento, e seus filmes eram exercícios de uma pretensa intelectualidade vazia, para gringo aplaudir.

Explicação: é sempre uma alegria quando um mito se prova verdadeiro. Então, ele deixa de ser um mito. Isso é muito metafísica para o meu gosto, então paramos por aqui. Ao menos por enquanto. Não é o fim, ainda.

4 comentários:

  1. ahhh eu adoro, mas é o rei dos nerds mesmo

    ResponderExcluir
  2. DEMAIS, Pequeno!!!! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!! Você arrasou! Concordo com tudo, menos com o comentário sobre o Darren Aronofsky. Acho ele realmente um gênio.
    Amo-te!

    ResponderExcluir
  3. Ah... E inclusive: sim! Você tem uma barba obscena...

    ResponderExcluir
  4. wow, seu senso crítico já tinha perdido alguns pontinhos na crítica tendênciosa (e com gostinho de raiva) do Coldplay, mas rebaixar os Caçadores de Mitos e o próprio canal Discovery foi a gota d'agua... você acaba de perder um leitor nerd.

    Sabe... uma linha tênue separa um crítico ácido de um escritor da Desciclopédia.

    ResponderExcluir