quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Comentários gerais acerca do Globo de Ouro 2009

"Qual a diferença entre o Charm e o Funk?", já perguntava um pequeno clássico dos anos 90. Ninguém conseguiu responder jamais essa pergunta com muita propriedade (embora a própria canção tentasse entrar no mérito da questão, falhando miseravelmente). A resposta poderia ser que o funk era mais safado e com ênfase no ritmo, enquanto o charm era mais melodioso e rômantico. . Uso essa porca peça de retórica para evitar entrar na batidíssima questão "Oscar X Globo de Ouro", lebre sempre levantada pelos periódicos, sites de informações E blogs de formadores de opinião. Todo mundo sabe que o Oscar, embora com suas sempre polêmicas e injustificáveis decisões de tempos em tempos, é o que conta de verdade, enquanto o Globo de Ouro, além de ter menos crédito de rua (foi criado em 1944, enquanto o Oscar veio em 1929), é uma premiação muito prejudicada pela insana divisão de categorias.
De um lado os filmes de drama, e do outro os filmes de musical/comédia. Sim, isso é meio que estúpido mesmo. Sei que os organizadores não mudam essa palhaçada simplesmente para não perderem o diferencial em relação ao Oscar. Mas isso coloca um belo de um joinha nas testas dos cidadões. Por que musicais comédia, dois gêneros supostamente diferentes, deveriam necessariamente dividir as mesmas indicações? E como os musicais não estão necessariamente na crista da onda faz uns bons 50 anos, não soa como um belo anacronismo essa divisão? Ninguém jamais conseguiu explicar isso direito. Mas como eu disse que não queria falar sobre esse fato, e acabei dedicando um monte de linhas ao fato, devo mesmo é parar com a brincadeira e ir direto para os comentários sobre os ganhadores. Putz, mas a música não sai da minha cabeça agora... "qual a diferença entre o Charm e o Funk? Um anda bonito e o outro elegante". Genial a letra, mesmo. Alguém ai lembra do Copacabana Beat? E do Sampa Crew? Mandem e-mails, por favor, com suas impressões sobre essas grandes bandas.

Categorias que são divididas por gênero

Melhor filme de Drama (argh!) - Vencedor: Slumdog Millionaire, do Danny Boyle
A vitória do filme do Danny Boyle nessa categoria (que é o verdadeiro termômetro do melhor filme do Oscar) é assustadora. Bem que eu tinha alertado no meu texto das previsões do Oscar que muita gente boa andava achando esse filme o melhor. Mas como o caráter todo do negócio é o mais fora do esquemão possível, poderíamos então esperar o vencedor mais incomum da história do Oscar? E o segundo filme passado na Índia a ganhar o prêmio (Gandhi era o outro, seus moleques!)? Não, esqueçam. A Academia não dará o prêmio para esse filme. Mas a vitória surpreendente ainda sim deixará as suas marcas no cinema.
Danny Boyle (é o único com óculos na foto, seus jões!) e um monte de indianos batutas. Perai, tem mais dois ai na foto que não são indianos não...

Melhor filme de Musical/Comédia (ARGH!) - Vencedor: Vicky Cristina Barcelona, do Woody Allen
Os concorrentes nessa "categoria" eram ridículos (Mamma Mia? Queime Depois de Ler?), mas o filme do véio Allen é tão bom, mas tão bom, que meio que esse prêmio nos deixa bem contentes mesmo. Quem perdeu nos cinemas é bocozão e devia ter o lanche roubado na escola na época do colégio. E também levava um monte de cuecões dos pervos. Sério, vão lá ver agora e não passem mais vergonha.

Melhor perfomance de um Ator em um filme de Drama (what the fuck?) - Vencedor: Mickey Rourke, pelo The Wrestler
Está pintando ai um dos maiores renascimentos da história do cinema. 15 anos atrás a carreira do Mickey Rourke estava tão acabada que ele tinha virado lutador de boxe para pagar as contas. E é só olhar para a cara mutilada do sujeito para perceber o quão amarga pode ser a vida. Mas ele já tinha começado a virar o jogo no exagerado Sin City (era a melhor coisa naquela droga de filme), e pelo jeito dá um show no filme do enganador Darren Aronofski. Mas se o filme for bom, poderei perdoá-lo. Como um pai perdoa o seu filho. Como o Dia perdoa a Noite. Como o...
AAAAAAAAAAAHHHHHHHH!!!!!!!!!! Alguém coloca um saco na cabeça dele, caçamba!

Melhor perfomance de uma atriz em um filme de Drama - Kate Winslet, pelo Revolutionary Road
A gordinha gente boa é uma baita atriz, e provavelmente deve levar o Oscar também pelo papel. Mas o filme não deve ser grande coisa, pelo o que tem se ventilado. É nem provável que em poucos anos ela alcance o número de indicações que a sua concorrente derrotada no Globo de Ouro nesse ano, Meryl Streep. A muié tem apenas 33 aninhos e já tem 5 indicações ao Oscar, e como levará duas indicações certas na cerimônia desse ano, terá então 7 indicações ao todo. Por essas e outras que eu já estou indo para Londres pedir a mão dela em casamento. Não que ela fosse aceitar, logicamente. Mas você não pode culpar um cara por tentar. Lembrei daquela música que o personagem do Chef (Isaac Hayes, in memorian) cantava no South Park, pedindo para ela largar o molecote do Di Caprio e ir com ele, um homem de verdade. Na mosca. Kate, largue o Sam Mendes e venha com um homem de verdade.

Categorias de caráter geral

Melhor Diretor - Danny Boyle, pelo Slumdog Millionaire
Danny Boyle, esse alegre rapaz inglês, mostrou que é o ó do borogodó, humilhando os seus concorrentes com uma vitória acachapante. Esse filme tem de ser bom, mas muito bom mesmo, para justificar a milésima vez em que David Fincher sai preterido em alguma premiação. Mas os meus aguçados instintos (ui!) apontam que, tipo, veremos um baita de um engodo vindo por ai. Vão por mim. Esperem o já antecipadíssimo "Fomos ao Cinema ver Slumdog Millionaire". Será que vai ser escrito por mim ou pelo Fundamentalista? Mistério.

Melhor Atriz Coadjuvante - Kate Winslet, pelo The Reader
Sim, vocês não leram errado. A gordinha biita conseguiu levar os dois prêmios de atriz da noite. Sério, dessa vez pelo filme do Stephen "Billy Elliot" Daldry. Depois vocês dizem que eu estou errado ao pensar em pedir a mão da garota em casamento. Nessa categoria ela conseguiu vencer a Penelope Cruz, que humilhou no Vicky Cristina Barcelona. Espero então que a perfomance da Katinha justifique isso. Agora, o negócio é o seguinte: caso a Kate Winslet repita esse feito no Oscar, levando os prêmios de melhor atriz principal e coadjuvante, terá estabelecido um feito absolutamente inédito, desde a longinqua primeira festa, em 1929. Muito bem, minha bela esposa. Agora vamos jogar uma partidinha de truco, por favor.
Tá, eu sei, ele fez o Beleza Americana. Mas por acaso você já ouviu falar no clássico Governador Valadares - The Motion Picture, Katinha? Clássico imortal da Comrades Movies Incorporated.

Melhor Ator Coadjuvante - Heath Ledger, pelo Cavaleiro das Trevas
E o presunto levou o prêmio. Já que as cinzas dele foram espalhadas em uma praia na Austrália, deveriam tacar a estatueta lá também, como uma justa homenagem. Agora só falta o Oscar, e ai então, finalmente, o defunto poderá descansar em paz. It's better to burn out, than to fade away. My, my, hey, hey.

2 comentários:

  1. Fui assistir "The Wrestler" ontem e apesar de ser um dramalhão, é muito mais interessante do que eu esperava.
    Até aquela coisa 'opa, isso é um documentário' de câmera na mão é usado coerentemente.
    Bem bacana. E Bruce Springsteen no finalzinho é 10!

    ResponderExcluir
  2. Governador Valadares... Acho que já ouvi falar deste filme! Não é aquele clássico de 1999?

    ResponderExcluir