segunda-feira, 5 de maio de 2008

Manual Prático do indie pinguim - Parte 5: Ser blogueiro?

Continuo aqui a minha senda pessoal neste blog. Acredito neste tema, estes posts foram os quais consegui dar mais continuidade dentro do Fomos ao Cinema.

Foco.Um indie que se preze tem sempre um blog escondido na manga, de prontidão pra dar a url para um amigo no msn, um conhecido no orkut ou um desconhecido na rua. Indie pinguim tem que ter, na pior das hipóteses, blog, flickr e twitter.

Pensando dessa forma, começo a desfiar aqui alguns conceitos e algumas indicações que acho interessante do universo dos blogs.

Primeiro, acho interessante diferenciar blogueiro de jornalista, são trabalhos com um ponto comum, contudo são visões diferentes, como também métodos de escritas diferentes. Desde a maneira pessoal do texto que sempre parece circundar os blogueiros, da concepção de texto aberto que todos os blogueiros parecem entender: reflexo inconsciente da cibercultura. Logo busquei algo que convergisse sobre tal assunto, na minhas madrugadas de insônia encontrei o blog Descência do indescente , mais especificamente o post sobre dicas para jornalistas que querem ser blogueiros, dicas de manuseio de um blog, na verdade.

Pensei em jornalistas e blogueiros, fica difícil não falar de Pedro Doria, jornalista, blogueiro e o único , além de mim, a colocar o Fomos ao cinema no del.icio.us. Mas dentre todas suas proezas e habilidades, a mais notável é ter descoberto a Bruna Surfistinha.

O Brogui é um portal de blogueiros que apresenta blog famosos no mundo virtual. Uma passada lá é deveras recomendável.

Sedentário e Hiperativo é um dos blogues que mais entro, de carater informativo, recheado de links curiosos e engraçados, não podemos esquecer das teorias das conspirações, parte elementar neste blog competente no que se preza: ser um blog de lazer, com boas dicas de videos do youtube e ainda apresentar conteúdo. Daqueles blogs que vc costuma acessar do trabalho e sempre reza pra ter algum video engraçado ou links interessante que tire da sua monotonia diária.

Para dar um efeito global ao texto, indico o Smashing Magazine, weblog de design, tipografia, webarte, ilustração digital. Enfim, daquelas descobertas tardias e necessárias para todos aqueles que assumem alguma vontade incontrolável de pintar os muros da web. Ponto para os extensos tutoriais de CSS e sempre belas imagens

Pronto, a partir desse esboço, vc, leitor, tem horas de navegação da internet no mundinho dos blogs. Go indies Go!

Nenhum comentário:

Postar um comentário