terça-feira, 6 de maio de 2008

Preview: Filmes do Verão Americano

O bicho vai pegar. Na verdade, ele já está pegando. Sim, com a estréia do faladíssimo Homem De Ferro semana passada (tô com um bode de ver...), foi dada a largada para a temporada dos blockbusters do verão americano, que aqui corresponde ao nosso querido inverno e às férias de verão da molecada. Por eu me preocupar tanto com a qualidade do que é visto pelos nossos queridos aborrescentes, venho aqui fazer o que os pais deles deveriam estar fazendo, tentar apontar um caminho válido para esses malandrecos não perderem suas mesadas com filmes pervos e perderem oportunidades verdadeiramente gratificantes. Sim, eu aponto essas falhas na educação dos seus filhos, e ainda tiro uma. Eu sei, Bezerra da Silva teria ficado orgulhoso agora. Segue ai, um preview irado (essa gíria tá na moda ainda?) da temporada de blockbusters:


Speed Racer - Dirigido pelos irmãos Wachowski (blergh) e estrelado pelo Emile Hirsch
Esse vai ser uma bomba. Pelos rumores que andam circulando por aí, é um grande candidato para o Framboesa de Ouro 2009. Todo filmado em green screen (deixa eu explicar pra molecada: tipo, meu, eles filmam os maluquinhos sem cenários atrás, ai, pá, tipo assim, colocam os bagulhos atrás nos programas do Windows, tipo, sacou? Tipo, meu, irado, meu), e com toda a ingenuidade atroz pela qual os irmãos Wachowski são infamemente conhecidos (quem sobreviveu às continuações do Matrix sabe do que eu estou falando), o filme já nasce natimorto. A não ser que ele acabe surpreendendo nas bilheterias. Mas, sério, quem nesse mundo realmente dá a mínima para o Speed Racer ainda? Tirando logicamente os saudosistas maletas de plantão? Qual relevância tem esse "herói" no mundo pop? Desenho chato pra cacete, não conseguia aturar quando era moleque nem com reza braba, me divertia bem mais com os Jaspions e Changemans da vida (aliás, cadê o filme do Jaspion? Bota o Ken Watanabe careca e tudo e já era!). A Petrobrás pagou um milhão de dólares para ser citada no filme. Sério, um milhão de dólares. Para ser citada no filme Speed Racer, dirigido pelos irmãos Wachowski. Depois culpam o governador do Ceará quando ele leva a sogra perva pra dar uma voltinha nas Zooropa. Pô, alguém tinha que dar uma diversãozinha pra velha, né não?



Batman - O Cavaleiro das Trevas ; Dirigido pelo Christopher Nolan e estrelado pelo Cristian Bale e Heath Ledger (in memorian)
Filme que vai enganar os nerdescos fãs do morcego, já que não é inspirado na graphic novel do Frank Miller. Não, não veremos o Superman dar uma surra no Batman velho e bebaço. Esse filme vai render, mas por culpa da morbidade humana. Sim, a morte do Heath Ledger foi o marketing mais poderoso que esse filme poderia ter ganho, caiu no colo mesmo. Como andam falando por aí que Ledger afundou na depressão por culpa da carga dramática que absorveu ao interpretar o Coringa (sim, realmente não anda nada fácil ser vilão em blockbusters, chamem os psicólogos que tá feia a coisa), todos os canibais, ops, fãs do ator irão conferir com os próprios olhos a derradeira perfomance de Ledger (o filme do Terry Gilliam não conta). Como eu achei o Batman Begins um porre, com essa história de querer focar o personagem numa atmosfera menos fantasista e mais pés-no-chão (sim, realmente um maluco vestido de morcego combatendo o crime na porrada é algo que se encontra sempre por ai, outro dia vi pela janela aqui de casa um exemplo, sinistro mesmo), não espero nada dessa continuação. E Nolan é um diretor superestimado, mas muito superestimado mesmo. Ele teve a moral de colocar o Aaron Eckhart nesse filme. Tá realmente complicado arrumar ânimo para ver. Pelo menos chutaram a sem-sal da Katie Holmes pra bem longe. Mas espera aí, colocaram no lugar a Maggie Gylenhaal. Sério, a irmã menos cotada do Jake. A Natalie Portman é tão cara assim? Eu mandaria umas moedas se fosse preciso, era só ter me avisado.



As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian; Diretor: Andrew Adamson; Estrelado pelo Liam Neeson como o leão e a Tilda Swinton como a bruxa má, muito má mesmo. E um bando de crianças também.
Crônicas de Nárnia é meio que um Senhor dos Anéis para o público infantil. C.S. Lewis pensou em tudo direitinho. Se os produtores fossem ousados, daria até pra colocar os Teletubbies em algum ponto dos filmes, tenho certeza que o fantasma do escritor irlandês iria aprovar. O clima infantilóide do filme é um veneno para todos aqueles que possuem mais de 8 anos de idade, mas como há todo um exército de nerds prontos para darem validade para uma produção assim, sempre terá aquele amigo seu vindo com aquele papinho brabo, tipo, "cara, o filme é uma alegoria com o cristianismo! O leão Asian representa metaforicamente Jesus Cristo!" NÃÃÃÃÃO! Jura, filhão? Eu também tenho uma alegoria para te mostrar, é a famosa alegoria "a minha mão no meio da sua fuça, seu pervo". Já ouviu falar nessa? De resto, a mesma coisa de sempre, como o primeiro Crônicas rendeu um bom dinheirinho e os filmes não são tão caros (esse custou 100 milhões, o que não é tanto quando tratamos dos blockbusters americanos), teremos de aturar as Crônicas de Nárnia por muito tempo ainda. A Vida Como Ela é, diria Nélson Rodrigues. Para encher a linguiça até lançarem o Hobbit no ano que vem. Com Guilhermo Del Toro e tudo. O horror, o horror....



Sex and the City: O Filme - Diretor: como se importasse alguma coisa. Estrelado pelo nariz da Sarah Jessica Parker e as outras três lá do seriado.
Era ISSO que o mundo precisava agora. Sim, era tudo o que estava faltando. Um filme baseado no seriado mais estúpido da história da humanidade, Sex and The City. Obrigado, HBO. Obrigado, nariz da Sarah Jessica Parker. Conto os minutos pro filme estreiar. Mas alguém tem que fazer propaganda de todos aqueles acessórios da Prada, não é? Da Channel também, Armani... eu entendo. The Fashion World never stops.




O Incrível Hulk 2 - Diretor: Louis Leterrier (putz...) - Estrelado pelo Edward Norton
Todos achavam que o Hulk tinha sido morto pelo Ang Lee naquele horrendo filme de 2001. Mas como o Edward Norton é um especialista em causas perdidas, encheu o saco da Marvel e conseguiu financiamento para essa improvável e desnecessária continuação. Chamou o genial diretor francês Louis Leterrier, autor dos "clássicos" neo-modernos Carga Explosiva 1 e 2 (currículo bom é isso ai), e o desastre estará feito para todos conferirem em Junho. Para nós ,brazucas de plantão, o filme tem um, er, digamos, atrativo: várias cenas foram filmadas em favelas no Rio. Hilario ver o Edward Norton estampado nas revistas Te Contei? e Flash da vida. Só faltou colocarem a Mulher Melancia e o tal do DJ Créu lá em alguma cena, funkeando legal com o Hulk. Quer dizer, eu tô zoando, mas pelo nível que esse filme deve ter, quem sabe isso REALMENTE aconteceu... Medo, muito medo.



Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal - Diretor: Steven Spielberg (dãh); Estrelado pelo Harrison Ford (dãh) e por um monte de coadjuvantes caríssimos e dispendiosos
Já começou errado pelo nome. Reino da Caveira de Cristal? Pelo jeito o George Lucas (que escreveu o roteiro) estava mesmo inspirado. Preciso confessar algo: nunca vi nada nos filmes da série. Acho os três insuportáveis. Agora então, vinte anos depois do A Última Cruzada (melhorzinho de todos), seria estupidez esperar algo. Veículo para tentar ressuscitar a carreira do ex-ator em atividade Ford, que deveria agradecer de joelhos a Spielberg e Lucas, já que os dois não tem nem onde colocarem toda a grana que possuem e mesmo assim se dão ao trabalho de fazer mais um filme de uma série que já teve sua relevância, mas hoje pouco significa. Deve ser mais uma tour-de-force, uma brincadeirinha cara como foi o Maquína Mortífera 4. Nem o Sean Connery topou essa. Preferiu ficar jogando gamão na sua ilha particular na Espanha do que encarar a filmagem. 77 anos, sabe como é. Não é fácil, mesmo. Só não digo que vai ser um fracasso de público, pois imaginava isso do Guerra dos Mundos (por culpa dos escândalos do Tom Cruise) e o fime rendeu uma bela grana. O povo nunca pensa duas vezes antes de fazer o Spielberg ficar mais rico ainda. Pô, olha eu aqui!

3 comentários:

  1. "Sacaniou" os filmes, hein Camarada?

    Mas eu vou ter admitir que espero um pouquinho mais que você desse Cavaleiro das Trevas que não é o Bruce cinquentão e alcoólatra do futuro alternativo do Titio Frankie. Pelos trailers, o Coringa do Nolan parece muito aquele palhaço de cabelos verdes do clipe do Artic Monkeys (Fluorescent Adolescent) e só aí já dá pra empolgar.

    E, ao contrário de você, eu gosto desse tom mais realista na história do Morcego. O que eu posso fazer? Eu acredito piamente que existem, sim, malucos que de uma hora pra outra podem sair fantasiados por aí nas ruas tomando atitudes baseadas em ideiais utópicos. Sem falar que o tom dos novos filmes é bem mais adulto, bem longe do festival camp do Schummie ou da estética exageradamente gótica do Timmie.

    Os filmes do Indiana eu não lembro. Porque eu vi quando ainda era criança. Só me bodeia um pouco esse título "Reino da Caveira de Cristal" que poderia ser muito bem de um filme da Xuxa. (Lua de Cristal e SuperXuxa contra o Baixo Astral, alguém?)

    Convenhamos, um título pode acabar com um filme!

    Agora eu já acho que essa estética futurista hipercolorida psicodélica de videogame do novo Speedy Racer acabou com o possível clima vintage / anos 60 que a retomada do personagem no "mundo pop" poderia trazer de charmoso. E pára de maldade, pô! Os conflitos amorosos e familares do Speedy faziam dele praticamente o Homem Aranha Japonês da época. Superelevante.

    A Petrobrás, nem falo nada. Aliás, falo uma coisa sim: dá esse dinheiro pra mim que eu tô precisando. Coloco adesivo do BR no meu carro e pinto ele de verde com o maior prazer se me derem o milhão de doletas.

    Bom... O resto dos filmes promete ser um lixo mesmo! Sem chance de salvação.

    (só me impressiona você, que gosta de Ally McBeal, não gostar de Sex and the City, que é praticamente a série herdeira de Ally e formando com Grey's Anatomy e Desperate Housewives o quarteto de séries femininas mais importante do mundo televisivo)

    [fim do estado "empolgação maiarística" nos comentários - Maiara pra Camarada!]

    ResponderExcluir
  2. o certo seria 'sacaniô' ou 'sacanio' (assim s/ acento msm q acento eh coisa d indie), mas sussa, neah? hehehehe

    e vem cah... lets eh d leticia?
    o d 'vamos fazer algo', msm?

    ResponderExcluir