quinta-feira, 7 de junho de 2007

O verdadeiro cinema da retomada

Os anais históricos afirmam que o cinema brasileiro teve seu recomeço por causa do filme Carlota Joaquina, e logicamente, o recomeço do cinema com incentivos fiscais. Mas a produção cinematográfica so tomou forma, em meados do século XXI, na verdade, o cinema brasileiro tomou um rumo e saiu um pouco do artesanato que ainda figurava na década de 90. A partir do novo milênio conseguimos dois rumos distintos: A retomada do cinema de arte e a criação do cinema pipoca de qualidade.

O primeiro veio com Cidade de Deus(2002), direção de Fernando Meireles e Kátia Lund. Teve alguns filmes anteriores que exploravam as mesmas idéias: miséria, violência, lugares pobres e toda gama de situação nesses esquemas, mas nunca da forma que este filme fez.


A forma de escolher o elenco: a co-diretora, escolheu várias crianças e jovens carentes para interpretar crianças e jovens carentes. Criou um escola de atores na região e começou a treinar os garotos para a atuação. Idéia que se mostrou genial; além de poupar dinheiro com figurões ,criou um grupo de desenvolvimento de atores numa comunidade carente. O filme, assim, ganhou mais carga de realidade e bem próxima daquela feita pelo livro de Paulo Lins.

A forma como o filme foi feito: a maioria das pessoas que trabalhavam no filme eram oriundos da publicidade: Fernando Meireles, o diretor; Braulio Montovani, o fotógrafo; o montador e outros. A escolha trouxe o dinamismo desse tipo de comunicação ao filme, com isso a narrativa ficou ágil, com uma fotografia bonita e uma edição rápida e envolvente. O uso de vários filtros e tomadas de câmeras fizeram esse filme ser mais notado e mais estetéticamente atraente. A película apte hpje é reverenciada como uma obra de arte e está(pasmem) entre os 30 melhores filmes de todos os tempo( fonte: imd).

Agora o cinema pipoca brasileiro veio com "O Homem que Copiava"(2003), de Jorge Furtado. Com esse longa Jorge inaugura o cinema pipoca de qualidade no Brasil, aquele cinema que faz ecos no EUA e ,as vezes, na Alemanha e Irlanda. Tem as qualidades de um filme genial, mas não é crítico nem tem o intuito de ser um filme hermético, só tem o interesse, isso mesmo, de divertir a platéia. Ainda hoje esse tipo de filme, quase raridade nas terras brasilis, não tem se executado com muita maestria. Temos muita necessidade de filmes pipocas. Um dos interessante desse filme foi colocar a classe média como protagonista, pense, filme brasileiro vc lembra de favela e condomínio chique. Logo ele trouxe uma identificação com o público do cinema em geral e saiu um pouco da estética da fome, duramente criticada por alguns especialistas.

E convenhamos, os filmes acima, no trouxeram Seu Jorge e Lázaro Ramos, dois grandes atores da atualidade. Pois sim, só isso já bastaria pra confirmar que são filmes importantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário