quinta-feira, 28 de junho de 2007

5 maiores humoristas brasileiros

O mês Lindsay Lohan atinge o seu crepúsculo, tendo nas folhas caídas do Outono e no gélido e revigorante início de Inverno o cenário perfeito para o seu fim. Mas, nos últimos dias, senti uma inexplicável vontade de trazer para vocês a minha lista dos melhores comediantes brasileiros, na era da Televisão, para ser mais claro, embora muitos deles tenham soltado seus gracejos nos palcos e circos da vida. Uma singela e tocante homenagem do Progressista a eles, que levaram alegria (clichezão, hein) para gerações E gerações de brasileiros. Aqui vai, cinco melhores na minha sincera opinião:

5- Jô Soares
Quem vê hoje em dia o Jô Soares apresentando um insuportável programa de entrevistas nas madrugadas da Rede Globo, pode até pensar: "como é que esse chato, arrogante e insuportável ser que não deixa os seus entrevistados respirarem, que sempre quer saber mais que todos os seus convidados, que conta piadas sem a menor graça e que faz quadros e esquetes que supostamente deveriam fazer rir mas só causam constrangimento, como ele tem tanto destaque assim?". Bom, hoje a situação é essa, mas nem sempre foi assim. Um dia, Jô Soares usou os seus conhecimentos e erudições para fazer um humor que verdadeiramente tirava risadas dos seus espectadores, ao invés de causar uma invitável mudança de canal por parte dos mesmos. Em programas como a Família Trapo, Planeta dos Homens e depois no seu próprio programa, Viva o Gordo, Jô criou um sem número de tipos cômicos e bordões e piadas que vivem até hoje no imaginário popular. Mas depois, ele foi para o SBT, resolveu virar o David Letterman tupiniquim, e acabou desaprendendo a lição número um dos comediantes: não existe humor sem auto-depreciação.

4-Chico Anysio
Hoje em dia, ninguém mais lembra do Chico Anysio. Nem vem. O último feito dele, casar com a ex-ministra e confiscadora de poupanças alheias Zélia Cardoso de Mello acabou sendo a pá de cal no humorista, tirando toda a paciência do público e jogando-o na vala comum dos esquecidos. Mas cabe aqui um pequeno reparo: poucos humoristas possuíram tamanha capacidade para criar personagens como Chico Anysio. Nos 40 anos de Rede Globo, e antes em programas de rádio, Chico praticamente inventou diversos tipos de humor, mostrou uma habilidade impressionante para composição de personagens e um olhar atento para o humor de situação. Além disso, sempre trabalhou para revelar jovens humoristas, lançando-os nos seus programas com destaque, entre eles o insuportável Tom Cavalcante (nem tudo é perfeito). Chico Anysio, homem de escolhas desastrosas e tipos marcantes e inesquecíveis? Resumo assim a vida do homem? Deve ser isso mesmo, meu poder de síntese não é dos melhores mesmo.

3-Costinha
Esse foi o terror das feministas por décadas. Além de ser também acusado de fazer humor com tendências descaradas para a homofobia. Tudo verdade mesmo, Costinha frequentemente fazia valer de piadas politicamente incorretas para adequar o seu humor. Mas poucos homens foram capazes de provocar reações tão histriônicas e histéricas do seu público. Fez carreira na TV em diversos programas da década de 60 até os anos 90, quando morreu em 1995. Provavelmente o melhor contador de piadas da história da humanidade, com um timing inacreditável para o humor, e com uma carreira cinematográfica respeitabilíssima, incluindo os clássicos imortais "Costinha e o King Mong (1976)" e o mítico filme "O Homem de Seis Milhões de Cruzeiros Contra as Panteras (1978)", Costinha virou lenda para os apreciadores do velho humor brasileiro.

2-Tião Macalé
Essa é, sem dúvida nenhuma, uma escolha polêmica. Tião Macalé começou a sua carreia no humorísico Balança Mais Não Cai, nos anos 70, com personagens ingênuos e que usavam a complicada articulação de palavras do ator (dicção não usual) como diferenciação. Num comercial de TV para os finados supermercados Disco ele criou o bordão mais espetacular do humor brasileiro, o lendário "Nojento, TCHAN!", que depois viria a usar e abusar até a exaustão nos programas dos Trapalhões na década de 80. Mas quem lembra, sabe o quanto era impossível segurar na cadeira quando Tião Macalé entrava em ação. Só olhar para as caras apalermadas criadas pelo ator já era motivo de se jogar no chão de tanto dar risada. Morreu em 1993, mas viverá sempre nas memórias daqueles que sabem o que realmente é engraçado nessa vida. Imagino uma porcaria como o Zorra Total com um Tião Macalé nos seus quadros. Aí sim, daria pra começar a dar boas risadas.

1- Mussum
Vocês devem ter notado a ausência do Renato Aragão nessa lista. "Cadé o Didi Mocó, Progressista?". Calma. Vamos por partes. Eu reconheço todo o trabalho humanitário desenvolvido por ele. Criança Esperança, embaixador da Unicef, tudo muito lindo, tocante e comovente. Sinto até mal em dizer que eu não suporto, nem nunca suportei, as tentativas de humor Chapliniano desenvolvidas pelo Aragão nos duzentos anos de carreira que tem. Mas é verdade. Os Trapalhões duraram uma eternidade, começando na TV Excelsior e depois por anos e anos na Rede Globo. Aí, o Zacarias morreu em 1990. Deu pra levar por mais 3 anos, até que o Mussum também faleceu em 1993. Aí, não deu mesmo. Didi e Dedé eram os protagonistas, mas quem realmente levou esse programa nas costas por todos esses anos, quem criou um séquito de seguidores, vide a comunidade do Orkut criada em sua homenagem, que conta com inacreditáveis 160 mil membros, quem fez tudo isso foi Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, ex-sambista, vocalista dos Originais do Samba que acabou virando ator por acaso. Criador dos bordões "Cacildis", "Forévis" e "Mé", gíria para cachaça, ele imortalizou um tipo, o do Gaiato carioca, no imaginário popular brasileiro. A simples menção ao seu nome causa comoções e menções respeitosas de todos que foram testemunhas. Renato Aragão vive em mansões luxuosas, posa para as Caras da vida com a sua bela esposa e filhos, briga com o mala Dedé Santana pelos méritos, mas se fosse para fazer justiça, ele deveria construir uma estátua do Mussum nos jardins suntuosos do seu lar. Injustiça da minha parte? Não, pelo contrário. Sem o Mussum, nada seria como foi.

3 comentários:

  1. o melhor site descente obrigada por existir

    ResponderExcluir
  2. deveria ser as piadas tambem
    so que ta muito show esse site

    ResponderExcluir
  3. dobre a lingua antes de falar do renato aragao(didi)e é muito melhor do que uns ai ta e nao se axe pq vc deixu muito a desejar se eles sao humoristas e pq tem piada E CADE A PIADA?
    hahaha
    nao tem
    ve se pode isso

    ResponderExcluir