sexta-feira, 18 de maio de 2007

Eu, ombudsman de mim mesmo

Universidade tem de produzir, sim. Posso ter dado a entender que não pensava assim, fazendo uma apologia chinfrim da ociosidade institucional. Eu sou bem impreciso mesmo. Mas retifico, clareio.

Tem de ganhar o Nobel, sim. Se não ganha, a gente senta pra ver o que é que está acontecendo. É gripe aviária? Vaca louca? Francesismo? E dá-lhe xarope e lactobacilos vivos. Aí, ela vai e ganha um monte de Nobel.

Só que se interpõe uma questão. Produzir em função do Nobel é o mesmo que produzir em função do mercado? Ou: o neoliberalismo, como política educacional, visa a progressos científicos em todas as áreas do conhecimento e, assim, nos conduz ao reconhecimento científico internacional, tanto na Física quanto na Literatura?

FEA e Poli já contam com o patrocínio da iniciativa privada e, por isso, atendem, em sua produção, a demandas e parâmetros certamente aprovados pelo governador Serra e pelo jornalista Reinaldo Azevedo. Ganharam o Nobel? Ganharão? Esperemos.

FFLCH, Física e outras dependem dos 9,57% do ICMS do Estado. A FFLCH, pelo menos, é onde os vermelhos estão todos entrincheirados, aquela corja. Eles ficam escrevendo um monte de tese sobre Safo, neokantismo e positivistas lógicos no gel. Mas ganharam o Nobel? Ou ganharão? Não!

Qual a solução? Acabar com essa História. Que não sobre pedra sobre pedra. Tem gente que diz que literatura, filosofia, essas coisas humanizam a gente, que isso é cultivar o espírito. Ora, tá me cheirando à mística de boteco freqüentado por universitário. Além do mais, pobre não tem espírito: tem estômago. Não é questão de formar "espíritos livres"; por favor, todo o mundo sabe que a academia aboliu há muito tempo essa superstição que é o espírito, e, ainda mais, livre.

Lição básica de economia, na sociedade capitalista, for dummies: dinheiro é capital, ou seja, dinheiro é feito pra ganhar mais dinheiro. Cultura, árvore, coala, criancinha, fica tudo no caminho, às vezes como meio, mas na maioria das vezes como empecilho pra se chegar de um lado, o dinheiro, ao outro, mais dinheiro. Dinheiro não é pra gastar com pessoas, isso é coisa do mais superado e tosco keynesianismo.

Pronto. Obrigado. Quanto é que foi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário