domingo, 6 de maio de 2007

Tobey, o verdadeiro culpado

Para todos aqueles que forem assistir o Homem-Aranha 3, que é, nunca demais lembrar, a terceira aventura do Homem-Aranha e filme que foi precedido pelo Homem Aranha 1 (que originalmente se chamava apenas Homem-Aranha sem o numeral cardinal 1 na frente) e Homem Aranha 2 (que desde o lançamento se chamou Homem-Aranha 2, por ser a continuação do já existente Homem-Aranha 1, que na época não se chamav... o quê? A, tá, tabom, tabom), é fácil notar, como bem observado pelo mítico camarada fundamentalista (incrível o seu sucesso com as damas, que não paravam de importuná-lo na sessão do cinema) a total inadequação do personagem Homem de Areia na trama. Podiam cortar o cidadão arenoso do filme que ninguém ia dar a mínima.

Bom, isso é culpa de dois homens: Sam Raimi e Tobey Maguire. Os dois, já em entrevistas coletivas na época do Homem Aranha 2, defendiam esse personagem na futura continuação. Maguire principalmente, sempre demonstrava o seu apreço pela hístória do personagem nas HQs, a qual ele considerava ter um apelo dramático interessante para o universo dos vilões dos filmes do Aranha, sempre sujeitos de bom coração levados por circustâncias extremas para o lado da loucura fantástica. Já os produtores nem queriam cogitar fazer o filme sem o vilão Venom, mais popular para as novas gerações. Mas, por ser um vilão cujas características fugiam ao universo dos filmes, não era bem visto pelos dois, já que o Venom sempre foi apenas uma aranha malvada dentro de um fotógrafo arrogante e tosco, propositalmente um total contraponto ao Peter Parker. Não era vilão para apanhar e aprender uma liçãozinha babaca de moral no final, o que nunca agradou Raimi e o Maguire. Os produtores ganharam a disputa de forças, e os dois tiveram de engolir, mas somente aceitaram se não tirassem o Homem-Areia da história. O resto será conhecido por todos que forem ver a terceira aventura do aracnídeo nerd: Venom sabotado, relegado a alguns míseros minutos de tela, e o Homem de Areia aumentando a metragem do filme, o orçamento final e as críticas negativas que o filme vem recebendo com a sua trama que vai do nada ao lugar nenhum, andando como um fantasma pelo filme, nada ajudado pela horrenda interpretação do Thomas Hayden Church (imagino o Sam Raimi vendo o Sideways, e pensando: "nossa, como esse cara bebe vinho bem! Ele seria um grande Homem-Areia!)
Infelizmente, essa situação toda me leva a imaginar um cenário apocalíptico para o quarto filme. Eis como será (lembrem-se: Batman e Robin foi o quarto filme do homem morcego):

-O Tobey Maguire vai pedir 250 milhões de cachê, levará um belo de um chute na bunda dos produtores cansados com a sua mania de ser Marlon Brando e querer mandar em tudo, e para o lugar dele, trarão o homem, a lenda, o mito, Ben Affleck, baratinho, obediente e que aceitará de bom grado coisas como o Spider-Card, a Spider-Caverna e o Spider-móvel. Para dar um diferencial na composição do personagem, o Peter Parker ficará cego no filme, o que possibilitará ao Affleck toda uma gama de possibilidades interpretativas.

-Como a Kirsten Dunst já disse que não faria a continuação sem o Maguire ou o Sam Raimi, irá dançar bonito também. Para o seu lugar, colocarão a Jennifer Lopez, que trará um toque latino ao personagem, com cenas de danças com rumba, mambo e cha-cha-cha entre o Peter e a Mary Jane (afinal, para os produtores ianques, latinos só dançam esse tipo de música)

-Sam Raimi também vai rodar, e para o seu lugar, colocarão o Michael Bay, que usará o orçamento de 5 bilhões de dólares para enfiar cenas de explosões, batidas de carros e helicópteros caindo por todo o filme, além de abrir a possibilidade da participação no filme de um ator que fez vários filmes com ele. Sim, ele mesmo. Buscemi The Man.

Nenhum comentário:

Postar um comentário