10- Os Suspeitos (The Usual Suspects, 1995 ) - Diretor: Bryan Singer; Elenco: Kevin Spacey, Gabriel Byrne, Chazz Palminteri, Benicio Del Toro, Stephen Baldwin
Começo de 1995. Auge da euforia alternativa provocada primeiramente pelo Nirvana no campo musical e complementada pelo estouro do Pulp Fiction nos cinemas. Nunca o momento tinha sido tão bom para filmes fora do esquemão tentarem alcançar alguma notoriedade. Bryan Singer e Christopher McQuarrie sabiam bem disso. Era agora ou nunca. Pegaram o roteiro que McQuarrie tinha escrito por tres anos, chamaram atores de confiança e outros mais famosos interessados na história que colocava a trama do Rashomon, clássico de Kurosawa que contava a história de um crime usando vários pontos de vista diferentes, no contexto mafioso-crimonoso americano. Com inacreditáveis seis milhões de dólares, finalizaram o projeto, mandaram para Cannes para exibição fora de circuito, e fosse o que Deus quisesse. O resultado, como não poderia deixar de ser outro: críticos atonitos, estarrecidos com o roteiro intricado, a direção classuda de Singer e as intepretações apaixonadas de Palminteri, Byrne e, principalmente, Kevin Spacey, cuja atuação hoje tem status de mítica. Ganhou dois Oscars, roteiro e ator coadjuvante para Spacey, fez bela carreira nos festivais mundo afora e deu ao mundo pop dois nomes a serem citados para sempre: Verbal Kint e Keyser Soze.
9- A Lista de Schindler (The Schindler's List, 1993) - Diretor: Steven Spielberg; Elenco: Liam Neeson, Ralph Fiennes, Ben Kingsley
Esse filme tem gosto de acerto de contas. Spielberg sempre quis fazer um filme sobre a história do Holocausto, para homenagear a sua família, vítima da maluquice nazista. Mas o cidadão sempre teve a estima baixa, e queria que outro diretor dirigisse e ele apenas ficasse na produção. Depois de ouvir negativas de vários diretores, tentou oferecer para o lendário Billy Wilder, que fugiu da Alemanha no começo do nazismo. Wilder recusou, mas consternado com a determinação de Spielberg, convenceu o rapaz a finalmente parar de palhaçada, agir que nem macho e dirigir ele mesmo o filme. Com os brios mexidos, Spielberg deixou a emonice de lado, chamou um grande elenco encabeçado pelo gigante (tem 1,94 de altura) Liam Neeson e contou a história que tanto queria, concentrando-se principalmente no retrato psicológico de um oficial nazista psicótico e explosivamente imprevisível (melhor atuação na carreira do nem sempre eficiente Ralph Fiennes) e encheu os cinemas do mundo de lágrimas com o final um tanto quanto melodramático, mas que em nada tira o brilho do seu trabalho. Depois disso, Spielberg achou que era a última bolacha no pacote, resolveu imitar o maior de todos Stanley Kubrick em todos os seus filmes e quebrou lindamente a cara. Mas uma vez, ele quis ser gente grande e acertou.
8- O Silêncio Dos Inocentes (The Silence Of The Lambs, 1991) - Diretor: Jonathan Demme; Elenco: Jodie Foster, Anthony Hopkins
As histórias escritas por Thomas Harris sobre o psiquiatra canibal Hannibal Lecter (oiginalmente nos livros o sobrenome era Lecktor, ele tinha origem lituanesa nas novelas) nunca foram consideradas geniais, obras-primas ou coisas do tipo. O primeiro filme feito com Hannibal, Manhunter, de 86, dirigido pelo Michael Mann e com Brian Cox no papel principal é um filme eficiente, mas nada além disso. Por isso, as expectativas eram pequenas quando anunciou-se um novo filme do canibal, mesmo com a presença da estrela Jodie Foster. Anthony Hopkins na época era apenas um talentoso ator teatral relagado a inexpressivos filmes para a TV. Jonathan Demme era conhecido apenas pelo documentário feito junto da banda cabecóide Talking Heads. Mas, quando o bagulho é pra funcionar, sai de baixo. Denso e nervoso até a medula, o filme aproveitou todo o talento dos seus atores principais. Tanto Foster, interpretanto uma investigadora novata do FBI que exalava determinação e sagacidade, quanto Hopkins, no papel que marcou a sua vida, ofereceram momentos que vivem na memória de todos os cinéfilos, como no sensacional duelo psicológico que acaba gerando o nome do filme. Foi o terceiro filme a ganhar os cinco oscars principais, Filme, Roteiro, Atriz, Ator e Diretor. Nada mal para um filme que todos esperavam ser nada mais além de habitue de locadoras de bairro.
7- A Fraternidade é Vermelha (Trois Couleurs: Rouge, 1994) - Diretor: Krzysztof Kieslowski; Elenco: Irene Jacob, Jean-Louis Trintignant
Parte final da trilogia feita por Kieslowski usando metaforicamente as três cores da revolução francesa e os seus sentidos equivalentes (os dois primeiros, A Liberdade é Azul de 93, e A Igualdade é Branca, também de 94), A Fraternidade é Vermelha acabou sendo o filme mais conhecido dos três talvez pelo fato de Kielowski ter sido indicado ao Oscar de diretor por ele. Mas a trilogia inteira é sensacional, e esse filme, que conta a história de uma jovem modelo que acaba fazendo amizade com um velho bisbilhoteiro que espiava a vida dos vizinhos com um binóculo, acabou sendo o retrato mais perfeito do cinema sensorial de Kielowski, um final digno para esse talentoso polonês que morreria no ano seguinte ao lançamento do filme.
6- Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)- Diretor: Frank Darabont; Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman
O Stephen King lançou uns 785 livros na sua carreira toda. Desse total, 90% foram livros de terror, normalmente boas premissas disperdiçadas em clichês toscos e óbvios e um respeito excessivo e bovino as convenções do gênero. Dos 10% restantes, 9,99% falam sobre amizade, metade com as histórias versando sobre um adulto recordando um momento importante de sua infãncia e dos seus amigos, e a outra metade sobre laços de amizade criados em presídios nos anos 30 misturados com pitadas de realismo fantástico.O 0,1% restante é prenchido pelo Apanhador de Sonhos, que junta tudo num caldeirão só para criar um dos momentos mais pavorosos da ficção americana no século 20. Toda essa previsibilidade, quando transformada em filmes, somente conseguiu ser quebrada quando encontrava um diretor bom o suficiente pra chutar as bobagens e excessos de King pro lado e concentrar-se nos esforços de um bom elenco ou em firulas com a câmera (estou falando com voce, De Palma) . Frank Darabont, diretor burocrático e eficiente, como tantos que infestaram os anos noventa, encontrou o seu melhor momento com essa bela história de redenção através da força emergida de uma improvável amizade de um torturado homem que matou a sua esposa e amante com um influente prisioneiro, o filme até hoje mantém um gigantesco séquito de fãs, algo surpreendente considerando que o filme foi um fracasso de bilheteria quando saiu, somente sendo justiçado pelas diversas indicações que recebeu ao Oscar. Um filme que encontra toda a sua força na sua mensagem e na maneira como ele a passa para os espectadores, sem sentimentalismos baratos, mudanças forçadas ou truques narrativos voltados para o melodrama. Algo raro no cinema, em qualquer época para ser verdadeiro.
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