quarta-feira, 16 de maio de 2007

Não acredite em tudo que vc lê( Eu já disse isso antes) - Fragmentos de um discurso quase sincero

é meus caros, a frase acima já disse era o meu intento nesse post. Mas não vou me moderar( ah não dessa vez!). Tanto eu como o camarada fundamentalista estudamos na mesma universidade, ainda que façamos cursos diferentes . Nessa universidade que estudamos costuma ter greve, pelo menos atualmente; ano a ano e a premissa de greve neste ano parece ser maior do que nos anos anterioriores. Nos anos anteriores foram outros propósitos; em 2005 foi a Lei de Diretrizes Orçamentárias( LDO para os íntimos), qual teria o intento de evitar o aumento de repasse de verbas para as universidades, colégios técnicos e faculdades tecnológicas( isso quando todas as instituições de ensino acima citadas passavam por expansões físicas e de cursos); em de 2006, era sobretudo o sobre o salário de funcionários, qual fui contra. Agora, nesse ano, soube dos decretos do Serra e suas idéias sobre as universidade públicas. Não vou me delongar sobre isso, mas o que vemos agora, é o repúdio contra isso, contra o fim da automia universitária, antes outras coisas foram feitas pelo governador Serra(olhe aqui) que caminham na contramão da evolução de um ensino integrado e de melhor qualidade.


Ligo a Tv, leio a revista preferida do meu camarada, entro em blogs e o que vejo? Pessoas falando que a invasão da minha reitoria foi aparelhada por partidos socialistas, que o intuito é a politicagem, a anarquia( no sentido de vandalismo). Onde as mafaldinhas e os remelentos, intimamente conhecidos como colegas de faculdade, são nada mais que pessoas de vários partidos tedenciosos, meninos mimados que não trabalham e por isso vivem de zonear . Isso pra ficar no mais suave. Mesmo sendo aluno da Usp, o remelento aqui trabalha e tem que pagar contas. Aproveitando a deixa e que não tinha visitado a ocupação da reitoria, só sabia das coisas que meus amigos falavam resolvi me aventurar pelas bandas uspianas. Achava que não deveria escrever sobre ocupação até ter melhores conhecimentos sobre o assunto e ver a tal "apropriação aparelhada pelo PSTU". Foi o que fiz, aproveitei que tinha livre acesso a reitoria e fui dar uma espiada.

A sorte estava ao meu lado, no dia que fui( segunda feira, dia 14/05) foi votada a permanência da ocupação ( ganhou de 249 a 179, para desespero dos poucos alunos aparelhados politicamente que queriam sair da ocupação) e também pude conhecer quem estava lá, o que tinha acontecido até então e conhecer a geografia da reitoria. Esperava uma bando de comunistas, como dizia o jornais e a Tv, mas nada disso, era bem heterogênio a populção presente. Lógico , contávamos os vermelhos, eram poucos. Havia pessoas que trabalhavam, pessoas da pós, todo tipo de estudante universitário. Dentro da reitotia pude perceber que realmente esse negócio de influência dos partidos é balela, sim existe - como eu disse; aqueles que são partidários, mas nem de longe compõe um massa forte e influente. As pessoas presentes pensavam em melhorias das universidades e não coalizações partidárias e luta armada, os tempos são outros e as armas também.

Pra finalizar vou explanar uma conversa que tive com um amigo:

"O velho, tá aproveitando a reitoria,hein? Tá fumando vários aqui, né?Sei que vc curte pacas, eu fiquei sabendo que tava rolando muita maconha aqui."

"Nada. eu sou contra fumar maconha aqui, pode prejudicar o andamento das coisas, pode prejudicar a ocupação. A galera que tava fumando aqui, também fazendo daqui um ponto de vedade droga, foram expulsos. Críamos até o lugar pra fumar cigarro."

Realmente temos que cortar o fornecimento de pizza dos estudantes, a única coisa que estão usando lá é orégano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário