segunda-feira, 7 de maio de 2007

TOP 5- POP/ROCK BRASIL!!!!!

Ó, o seguinte, tava devendo a parte Zé Carioca dos cinco trechos mais bizarros de música. Bom, chegou a hora. Não tem volta. Lembrando que coisas como Tihuana, Detonautas e Jota Quest não estarão na lista, afinal são bandas que existem para alimentar o nosso lado sádico e merecem o nosso distanciamento. Ai vai, depois não diz que eu não avisei:

5- "Depois" - Pato Fu
Quando penso em nós dois, deixo tudo pra depois - quando penso em nós três, fica pra outra vez
Epa? Que história é essa? Eu entendi direito o refrão, ou essa música sugere mesmo... é... bom... aquela expressão francesa... que começa com m... vocês entenderam. Que coisa feia, Pato Fu! Que coisa feia, Fernanda Takai! Ainda bem que hoje vocês só se limitam a copiar o Super Furry Animals. Se continuassem nessa linha, logo estariam lançando discos nos Sex Shops da vida

4-"Pintura Íntima" - Kid Abelha
Fazer amor de madrugada - amor com jeito de virada
Essa é clássica. Escrita pelo Leoni, na época compositor da banda, esse refrão assombra até hoje todos os que tentaram decifra-lo. Até o próprio Leoni, que em toda entrevista que dá, acaba tendo de tentar explicar o que quis dizer. Diz sempre que precisava escrever um refrão para o dia seguinte, e que mandou a primeira coisa que veio na cabeça, e saiu isso aí. Belo trabalho, Leoni, toda vez que eu ouço alguém cantar esse droga num Videokê da vida, massacrando meus ouvidos, eu lembro de agradecer a você.

3-"Balada de John e Yoko" - Titãs
Cristo não é biscoito - as coisas andam ruins - se é mal aos dezoito - me crucificam no fim
Sim, acreditem, eles tiveram a pachorra de fazer uma versão para Ballad of John and Yoko, dos Beatles. Como não poderia deixar de ser, o resultado foi um verdadeiro atentado que fez o Lennon dar belas cambalhotas na sua tumba. A letra toda é hilária, mas esse trecho é o melhor. É, Cristo, que mal fizemos para ter que aturar essa banda tosca por 25 anos seguidos? Não é biscoito, não é mesmo.

2-"Champagne e Água Benta"- Charlie Brown Jr.
Você é bonito- e eu sou feio - sua mãe te ama - e eu te odeio
E finalmente, o Chorão começa a amadurecer. Essa letra é a prova, agora que ele saiu da infância e é um adolescente de 37 anos, fica mais fácil escrever letras tão cerebrais como essa. É exemplar a aridez e a sagacidade que emana da letra. Notem que ele deixa bem claro tudo desde o início: o cara é bonito, ele é feio, a mãe dele ama ele, mas o Chorão odeia. Tudo preto no branco. Nem Lou Reed faria melhor

1-"Psicopata" - Capital Inicial
Sempre assisto à rede Globo - Com uma arma na mão - Se aparece o Francisco Cuoco - Adeus televisão
Imagino o quanto eles devam ter gastado de dinheiro com televisões. Afinal, nos anos oitenta (a "letra" é de 1985) o Francisco Cuoco era onipresente nas novelas e programas da Globo. Se eles fossem dar um tiro cada vez que o mesmo aparecesse na TV, gastariam um número incalculável de balas. De resto, a música deveria ser um retrato do tédio que eles viviam e um ode ao espírito livre e contestador que aquela geração de filhos de diplomatas de Brasília achava ter. Entendo, devia ser chato mesmo ficar andando por aí, andando de skate, acampando em fazendas e indo a festas animadas em mansões a noite. Tanto sofrimento só poderia resultar em arte mesmo.

Um comentário:

  1. Voçes poderiam criticar as musicas Funk's essas sim são uma verdadeira porcaria e desrespeito com com o povo e sua cultura que quase já não existe, aliás gosto imenso de todas estas musicas citadas.

    ResponderExcluir